A Comunidade de Evangelização Terra de Adoradores é formada por pessoas em plena comunhão e unidade com a Igreja Católica Apostólica Romana, que juntas vivenciam uma experiência de Deus, desde dezembro de 2003 durante o período da Novena de Natal realizada naquele ano.
A vida em comunidade experimentada pelos organizadores no período da Novena de Natal e também após o seu encerramento, resultou em uma fase de discernimento em torno de um carisma particular, quando foi suscitada a fundação da Comunidade de Evangelização Terra de Adoradores.
O carisma principal da Comunidade Terra de Adoradores se resume em “Levar Jesus Cristo a todas as nações, através do Louvor e da Adoração, sendo fiéis à Igreja Católica e a seus Santos Pastores, iniciando pelos dependentes químicos e pelos presos, aonde Jesus também precisa ser amado e adorado”.
O amor à Igreja e ao Santíssimo Sacramento é a expressão mais ativa da espiritualidade e do carisma Terra de Adoradores. Este carisma é difundido sem economias por seu fundador e pelos missionários da Comunidade, principalmente nos eventos realizados na Casa de Missão e nas missões que a Divina Providência os apresenta para servir a cada mês.
Desde janeiro de 2004, os missionários Terra de Adoradores tem dedicado parte do seu tempo (pois seu primeiro elo do carisma é de aliança) na evangelização através de seu grupo de oração próprio e também através dos grupos de oração da R.C.C. Um site também está publicado na internet desde 2005 (www.terradeadoradores.com.br), com um conteúdo totalmente voltado para a formação e evangelização, evidentemente obedecendo à tradição e à doutrina católica. Finalmente, um programa semanal com duração de 3 horas, vai ao ar todos os sábados, com uma programação voltada para a família, incluindo oração do terço, partilha da Sagrada Escritura e veiculação de músicas de cantores católicos. O programa é transmitido por uma rádio comunitária, que alcança cerca de 300 famílias na região de Raposos, Nova Lima e de Rio Acima.
Em janeiro de 2006, com o apelo de fazer o Evangelho acontecer – “...estive preso e foste-me visitar...”, o Pe. Ângelo Márcio, então Capelão da APAC de Nova Lima (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), convidou a Comunidade Terra de Adoradores para coordenar a chamada “Jornada de Libertação com Cristo”. A Jornada é um dos 12 elementos que fazem parte do método de recuperação da APAC.
Hoje, pode-se afirmar que a Comunidade Terra de Adoradores encontrou em plenitude seu carisma específico para o qual foi fundada. O amor e a dedicação aos irmãos presos partiram da convivência acontecida na primeira Jornada, realizada em fevereiro de 2006. As visitas mensais aos recuperandos da APAC e a criação do Coral da APAC, que vem se apresentando nas missas celebradas durantes as festas de padroeiros, na Forania Nossa Senhora do Pilar, têm auxiliado na maturidade do carisma e tem levado os missionários Terra de Adoradores a experimentarem a gratuidade da misericórdia de Deus, a exemplo do que ocorrera com o seu Patrono – Beato João XXIII – quando o mesmo, sem aviso prévio resolvia visitar os presos da cadeia pública de Roma, levando o amor de Deus até os seus corações.
Atualmente a Comunidade de Evangelização Terra de Adoradores possui 10 membros efetivos, sendo o fundador mais 9 missionários. O seu quadro de “amigos fraternos” (pessoas que freqüentam as missões e ajudam a Comunidade intercedendo e também financeiramente) está catalogado em 65 pessoas, entre eles, pessoas que fizeram uma experiência amorosa de Deus e retornaram, após um período de afastamento, para a Igreja Católica.
Considerando todas as missões realizadas desde 2003, a Comunidade Terra de Adoradores estima já ter levado pessoalmente a Palavra de Deus a pelo menos 10.000 pessoas, em diferentes cidades mineiras. Seu site na internet já recebeu, desde 2005, cerca de 6000 acessos, entre eles visitantes brasileiros, argentinos, americanos, australianos, portugueses, angolanos e ingleses.
Com o compromisso de sempre buscar a humildade e a simplicidade, a Comunidade Terra de Adoradores procura cumprir todas as tarefas que lhes são propostas pela Igreja, com amor e dedicação. E é justamente este amor, unido à força do Espírito Santo, quem tem sustentado a perseverança de todos os que trabalham e colaboram com esta obra de Deus.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)